"Siga aquela vontade e aquele caminho que a experiência atesta ser o seu próprio,
isto é, a verdadeira expressão de sua individualidade"

- Carl G. Jung In "Teorias da Personalidade"

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Papo de mãe - Dicas e preparação para amamentar


Olá pessoal, hoje vamos falar um pouquinho sobre a preparação para amamentação. As dificuldades que podemos enfrentar e o que tem de mais moderno para nos auxiliar a passar por este processo sem sofrer. Então vou contar minha experiência, como superei os obstáculos e consegui amamentar meu pequeno menininho até um ano e sete mês... Vamos lá?

          Quando iniciei o quinto mês de gestação, fui a minha ginecologista/obstetra para consulta de rotina, e como sempre ela olhou meu seio, notou então que o bico ainda não estava se desenvolvendo no processo normal para preparação para amamentar. A doutora me indicou a começar a usar conchas preparatórias para formar o bico do seio, ela me indicou um lugar específico onde só vendia este tipo de coisa e eu seguindo o conselho dela fui a este lugar, hoje em dia eu não iria, pois em várias farmácias vocês encontram. Eu comprei dois tipos, mas não é necessário comprar os dois. Comprei uma toda rígida que eu usava todos os dias durante o dia inteiro, e a noite quando ia tomar banho para dormir trocava por uma de acabamento maleável que era mais confortável. Ouvi dizer uma vez que algumas pessoas comentam que a concha incentiva/antecipa o acontecimento natural do parto, e minha médica descordou totalmente, tanto é que comecei a usar com cinco meses de gestação e meu parto aconteceu na 42ª semana. Problema resolvido, quando tive meu bebê o bico estava formado. Quando ele nasceu às 09:36 da manhã, achei que ele iria direto pro peito, ou quando chegasse no quarto ele estaria me esperando ansiosamente para mamar... Doce ilusão! Ele dormiu o dia inteiro, acordou só de noitinha, começou a chorar, então eu chamei a enfermeira para me auxiliar na primeira mamada, ela estimulou ele mas não deu certo, colocamos ele bem coladinho em mim, e nada. A enfermeira disse que era pra eu não me preocupar, pois eles nascem com uma reserva de aproximadamente 10% do peso deles. Ainda na maternidade, tive que ir em um centro de amamentação que orientavam mães a dar corretamente o seio ao seu bebê. O problema é que o meu começava a sugar e dormia, então elas pediram que todas as vezes que isso acontecesse eu estimulasse ele passando a mão atrás do pescoço até que ele voltasse a sugar. Problema de sucção resolvido, toda vez que acontecia eu aplicava a tática e dava super certo. Quando ele aprendeu mesmo a sugar meu seio machucou bastante, ficou até em carne viva, mas tinha que continuar dando de mamá se não eu poderia ter mastite e a dor seria pior, a minha médica já havia me receitado uma pomada chamada Millar, vende em qualquer farmácia, o preço dela é um pouquinho superior as outras mas vale a pena, ela é tipo uma cera que você passa no bico do seio e quando o neném for mamar não precisa lavar nem tirar o excesso da pomada, não faz mal nenhum ao neném. Comprei também, bicos de silicone que vendem em qualquer farmácia o preço deles é muito acessível e alivia muito a dor, o meu bebê não estranhou nadinha, sugava normalmente no biquinho de silicone que eu encaixava ao seio. Depois de um tempo o seio se acostuma com a sucção repetitiva do neném e acaba cicatrizando por si mesmo. Parei de amamentar a pouco tempo, agora meu bebê já está um homenzinho com um ano e sete meses, sinceramente não me arrependo de nada do que fiz, é uma delícia ter o seu pequeno pertinho, afinal amamentar acima de tudo é um gesto de amor que só a mamãe pode fazer e com certeza isso me trouxe uma satisfação muito grande. Minha experiência foi esta, espero ter ajudado e tirado algumas dúvidas de algumas mamães ou futuras mamães que tem curiosidade sobre o assunto. Obrigada à todos que leram e dedicaram um pouquinho do seu tempo. Grande abraço à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário